Qualidades do Orixá Exu
Sobre a multiplicidade dos Orixás
Vamos separar a qualidade como é chamada no Brasil e em Portugal (em Cuba chama-se caminhos), dos títulos e de nomes tirados de cantigas como insistem pseudo sacerdotes.
Já sabemos que os orixás são venerados com outros nomes em regiões diferentes como: Iroko (Yoruba), Loko (Gege), Sango (Oyo), Oranfe (Ife), e isso torna o culto diferente.
Temos também o segundo nome designando o seu lugar de origem como Ogun Onire (Ire), Osun Kare (Kare),etc, também temos os orixás com outros nomes referentes às suas realizações como Ogun Mejeje que se refere às lutas contra as 7 cidades antes de invadir Ire, e Iya Ori, a versão de Yemanja como dona das cabeças, etc.
Há portanto uma caracterização variada das principais divindades, ou seja, uma mesma divindade com vários nomes e, é isso que multiplica os orixás no Brasil e em Portugal.
Vamos começar com Exu o primeiro orixá criado por Olorun de matéria do
planeta segundo a sua mitologia, ele possui a função de executor, observador,
mensageiro, líder, etc. Alem dos nomes citados aqui, que são epítetos e nomes de cidades onde há o seu culto, ele será batizado com outros nomes no momento do seu assentamento, ritual especifico e odu do dia. Não será escrito na grafia Yoruba para melhor entendimento do leitor.
Os 16 múltiplos de Exú Exú Yangui:a laterita vermelha, é a sua múltipla forma mais importante e que lhe confere a qualidade de Imolê ou divindade nos ritos da criação. Exú ligado a antigas e grandes sacerdotizas de Oxun. Exú Agbà: o ancestral, epíteto referente à sua antiguidade. Exú Igbá ketá: o exú da terceira cabaça Exú Okòtò: o exú do carocol, o infinito. Exú Oba Babá Exú: o rei pai de todos os Exús Exú Odàrà: o senhor da felicidade ligado a Orinxa’Lá Exú Òsíjè: o mensageiro divino Exú Elérù: o Senhor do carrego ritual. Exú Enú Gbáríjo: a boca coletiva dos Orixás. Exú Elegbárà: o senhor do poder mágico Exú Bárà: o senhor do corpo Exú L’Onan: o Senhor dos caminhos Exú Ol’Obé: o senhor da Faca Exú El’Ébo: o Senhor das oferendas Exú Alàfìá: o Senhor sa satisfação Pessoal Exú Oduso: o Senhor que vigia os Odús.
Exús que acompanham vários Orixás.
Exú Akesan: acompanha Oxumaré, etc Exú Jelu ou Ijelu: acompanha Osolufun. Exú Ína: responsável pela cerimónia do Ipade regulamentando o ritual. ExúÒnan: acompanha Oxun, Oyá , Ogun, responsável pela porteira do Ketu. Exú Ajonan: tinha o seu culto forte na antiga região Ijesa. Exú Lálú: acompanha Odé, Ogun, Oxalá, etc Exú Igbárábò: acompanha Yemanjá, Xangô, etc Exú Tìrírí: acompanha Ogun Exú Fokí ou Bàra Tòkí: acompanha Oyá e vários orixás Exú:Lajìkí ou Bára Lajìkí: acompanha Ogun, Oyá e as posteiras. Exú Sìjídì: acompanha Omolú, Nanã, etc Exú Langìrí: a companha Osogiyan Exú Álè: acompanha Omolú Exú Àlákètú: acompanha Oxóssi Exú Òrò: acompanha Odé, Logun Exú Tòpá/Eruè: acompanha Ossayin Exú Aríjídì: acompanha Oxun Exú Asanà: acompanha Oxun Exú L’Okè: acompanha Obá Exú Ijedé: acompanha Logun Exú Jinà: acompanha Oxumarè Exú Íjenà: acompanha Ewá Exú Jeresú: acompanha Obaluaiye Exú Irokô; acompanha Iroko